Sindicato convoca bancários e sociedade para resistir em defesa do BNB

Banco está na lista de privatizações do governo e pode ser vendido ainda este ano

O Sindicato dos Bancários de Alagoas conclama os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, demais trabalhadores do ramo financeiro e a sociedade civil organizada, a reagir de forma contundente e imediata ao projeto de privatização do BNB, confirmado recentemente pela Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento.

Conforme anúncio do órgão, criado pelo novo governo, o BNB integra uma relação de 131 empresas e companhias que devem ser privatizadas até o final deste ano. As privatizações começarão pelo setor energético, seguido por óleo e gás, e depois será a vez da área financeira (16 estatais).

A ameaça de extinção ou privatização do Banco do Nordeste, entre outros bancos públicos, é algo que tem sido alertado e denunciado pelo Sindicato há vários anos, mas nunca sua efetivação esteve tão próxima e provável. A eleição do atual governo, comprometido apenas com o mercado e dissociado dos interesses sociais, está dando impulso relâmpago ao que tanto pleiteavam os especuladores e o grande capital.

"A despeito do retrocesso político que amargamos após as eleições, a hora é de acender o sinal vermelho e intensificar a luta em defesa do banco. Para tanto, precisamos mobilizar, além dos funcionários e toda a categoria bancária, os movimentos sociais, a classe empresarial e a classe política, o que irá ampliar nossa correlação de forças" Afirma Márcio dos Anjos, presidente do Seec-AL.

Neste sentido, o Sindicato já programou para esta quinta-feira (21/02) uma plenária ampliada, que reunirá diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de discutir e definir estratégias de luta. O evento será a partir das 18:30 horas, no Teatro Auditório dos Bancários (sede da entidade).

"Além da participação dos benebeanos e outros bancários, é importante que cada um passe a difundir a realização do evento, convidando a participar todos aqueles que possam contribuir com a luta. Igualmente importante é repudiar o projeto de privatização do banco, argumentando com os clientes, usuários e toda a sociedade" disse Alexandre Timoteo, diretor do SEEC-AL e funcionário do BNB em Alagoas.  

Por que manter o BNB Público

O Banco do Nordeste é o maior banco de desenvolvimento Regional da América Latina. Opera o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul.

Em Alagoas, o BNB lidera com 70% dos financiamentos de longo prazo, tendo 56% de participação no crédito rural. Em 2018, aplicou R$ 840 milhões só no estado.

O banco do Nordeste é responsável por diversas linhas de créditos que possibilitam aos agricultores familiares viabilizarem suas produções, que hoje corresponde a 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), fomenta o desenvolvimento industrial da nossa região, apoiando as micro, pequenas, médias e grandes empresas no processo produtivo.

Atua em todas as esferas econômicas e sociais e é vital para o desenvolvimento da nossa Região.

Além de ser superavitário, ou seja, rende dividendos para seus acionistas, entre eles o maior de todos, o governo federal.

"Não há justificativa plausível para a venda do BNB. Defender o Banco do Nordeste é defender o patrimônio do povo brasileiro. Vamos à luta em defesa do nosso banco", enfatiza o presidente do Sindicato.

Empresas e companhias do setor financeiro na lista de privatização

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas