Lançamento da Campanha Nacional mobiliza bancários em Maceió

Ruas e agências bancárias do centro de Maceió tiveram a rotina modificada nesta quinta-feira (21) com o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários, que contou com manifestações, caminhada e outras ações de mobilização da categoria. O calçadão do comércio foi tomado pelo vermelho e branco de bandeiras, faixa e camisas, anunciando que vem aí mais uma jornada de luta.

Clique aqui para ver fotos do lançamento da Campanha

"Iniciamos aqui uma das campanhas mais complexas da nossa história, em virtude dos retrocessos político, econômico e trabalhista implementados pelo governo e seus aliados, entre eles os banqueiros. Teremos de lutar não apenas pela manutenção dos direitos e conquistas assegurados na Convenção Coletiva de Trabalho, que estão ameaçados, mas contra o desmonte dos bancos e demais empresas públicas, contra a entrega do patrimônio nacional, contra os ataques à democracia, e pela eleição, em outubro, de candidatos comprometidos com a classe trabalhadora", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos.

Durante a passagem nas agências, os diretores do Sindicato buscaram mostrar aos trabalhadores as perdas que já ocorreram, as que estão em curso e as que poderão advir ainda, caso não haja forte reação e luta coesa da categoria bancária. Demissão em massa, contratação terceirizada, pejotização, perdas na remuneração, precarização das condições de trabalho, privatização dos bancos públicos e encarecimento ou extinção dos planos de saúde e previdência são apenas algumas das ameaças.

"A luta é pela nossa qualidade de vida, pela qualidade de vida da nossa família, pelo banco público, pelo patrimônio nacional e por todos os trabalhadores", enfatizou Márcio dos Anjos. Neste sentido, acrescentou ele, a Campanha Nacional e a luta contra o retrocesso têm que ser de todos, não apenas do Sindicato. "Não pergunte o que o Sindicato está fazendo. Pergunte o que você está fazendo, porque o Sindicato somos todos nós", concluiu.

Embora a Campanha Nacional tenha sido lançada oficialmente nesta quarta-feira, com manifestações no Centro e Farol, o Sindicato vem visitando as agências e mobilizando a categoria desde segunda-feira (18). Nessas atividades foram reforçadas as campanhas em defesa da Cassi e Saúde Caixa.

O lançamento da Campanha Nacional prosseguirá na próxima semana, com manifestações e visitas nas agências de outros bairros e municípios. A primeira negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está marcada para quinta-feira (28), quando se espera que os patrões assinem o pré-acordo, que garante as cláusulas da atual Convenção Coletiva até que seja assinada uma nova.

O Comando Nacional dos Bancários vai se reunir após a negociação do dia 28 para avaliar o resultado da reunião e definir sobre a continuidade do calendário de luta.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas