Defesa da Cassi e do Saúde Caixa mobiliza bancários em Alagoas

Trabalhadores lutam contra alterações nos planos de saúde, que penalizam participantes e minimizam a participação dos bancos no custeio

Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão mobilizados nesta quarta-feira (20) em defesa dos seus planos de saúde (Cassi e Saúde Caixa), que estão sendo atacados por resoluções do Governo e deliberações das cúpulas dos bancos. Em Alagoas, protestos organizados pelo Sindicato percorrem as unidades do BB e Caixa, com pronunciamentos, distribuição de informativos e diálogo com os trabalhadores dos dois bancos.

"A defesa da Cassi e do Saúde Caixa entraram para a pauta de reivindicações e luta da Campanha Nacional dos Bancários. Vamos exigir das empresas que mantenham os modelos atuais de custeio", destaca o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, acrescentando que as mudanças pretendidas pelo governo, BB e Caixa só encarecem os planos de saúde para os usuários.    

As alterações no Saúde Caixa são via estatuto da empresa e estipulam o limite de 6,5% da folha de pagamento do banco para participação nas despesas de saúde dos empregados. Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais do plano de saúde e os usuários os outros 30%. A mudança se dá à revelia do que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Já na Cassi a proposta que reduz a participação do BB sequer considera mudança do estatuto, tendo sido apresentada diretamente à diretoria da Caixa de Assistência. Ela corta direitos, aumenta contribuições dos associados, implanta voto de minerva a favor do BB e entrega duas diretorias da Cassi ao mercado, reduzindo a participação dos associados para um terço.

"O custeio e a governança da Cassi são de responsabilidade estatutária de quem paga a conta - o banco e os associados. Qualquer mudança no estatuto depende de negociação entre as duas partes para depois levar à aprovação do Corpo Social. Isso está sendo ignorado pelo banco", denuncia documento distribuído com os funcionários.

A atividade desta quarta-feira na Caixa faz parte da intensificação da campanha "Saúde Caixa: eu defendo", definida pelas entidades representativas do pessoal da Caixa durante o mês de junho. A intensificação vai até a primeira semana de julho, quando o Saúde Caixa completa 14 anos.

A atividade no BB segue orientação da Comissão de Empresa dos Funcionários e resolução do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas