Bancários do Nordeste aprovam propostas para a Campanha Nacional

Manter direitos e buscar aumento real são principais pautas dos nordestinos para a Campanha 2018

No último final de semana (11 e 12/05), bancários do Nordeste estiveram reunidos na VII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (FETRAFI-/NE), a primeira após a reforma trabalhista, quando debateram os itens da pauta e elegeram os delegados para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em junho, em São Paulo.

Alagoas participou intensamente das discussões e deliberações do encontro, com uma delegação de dez bancários, de bancos públicos e privados. "Estamos saindo mais fortes para a batalha deste ano, que deverá ser uma das mais difíceis da história", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, que integrou a mesa diretora dos trabalhos.   

Na abertura da Conferência Regional, Adriana Nalesso, presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro fez uma "Análise de Conjuntura"; a economista Vivian Machado, do DIEESE/SP, falou sobre "Os impactos da Reforma Trabalhista na CCT dos Bancários" com debate em seguida; e Juvandia Moreira, presidenta da Contraf/CUT, destacou os principais eixos a serem defendidos na Campanha Nacional dos Bancários este ano.

Os bancários do Nordeste definiram entre os itens da pauta da Campanha 2018: a defesa da CCT e manutenção de direitos; defesa da Mesa Única de negociações;  a CCT tem de continuar válida para todos e todas da categoria;  proibir as demissões em massa; defesa dos bancos públicos; defesa das eleições deste ano como estratégicas para os trabalhadores; defender a contribuição negocial como mecanismo de participação dos trabalhadores na sustentabilidade das entidades; manutenção das homologações nos sindicatos;  defesa intransigente da Democracia; e não à terceirização em defesa do emprego dos bancários.

O secretário-geral da Fetrafi-NE e presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, avaliou positivamente a VII Conferência dos Bancários do Nordeste pela representatividade e a demonstração de unidade da categoria.  "Esta foi uma das mais significativas conferências regionais, tanto pela representatividade quanto pela qualidade dos debates, uma vez que teremos uma campanha muito difícil, ante a conjuntura em que vai ocorrer o embate com os banqueiros; que, mesmo com o crescimento dos lucros vão se valer da nova legislação para tentarem tirar nossos direitos. Daí a importância da unidade da categoria, porque precisamos resistir ao golpe e lutar pela manutenção dos direitos e da democracia. Além da nossa luta pela manutenção da Convenção Coletiva e por aumento real de salário, a participação política é imprescindível à garantia de nossas conquistas. Por isso que encerramos nossa Conferência com um sonoro e uníssono Lula Livre!", concluiu.

As propostas aprovadas na Plenária Final serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bancários, que acontece nos dias 9 e 10 de junho, em São Paulo.

Fonte: Seec-AL, com Seeb PB 

Mais Notícias

+ Ver todas