Sindicato formaliza denúncia e Procon fiscaliza recusa de bancos com pagamentos acima de R$2 mil, mesmo estando na data do vencimento

Na ocasião, Procon também fiscalizou tempo de espera nas filas dos bancos da capital 

 

O Sindicato tem recebido várias denúncias de que os bancos estariam se recusando a receber pagamentos com valores acima de R$2 mil, mesmo estando na data do vencimento. Devido a isso, a entidade formalizou uma denúncia no Procon  e na manhã desta terça-feira (03), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, esteve fiscalizando as agências bancárias da capital.

A lei do CDC (Código de Defesa do Consumidor) coloca que as agências bancárias são obrigadas a receber o pagamento até o vencimento, pois de acordo com a determinação do Banco Central, é direito do consumidor escolher onde quer pagar as contas. A resolução nº 3.694/09 do Banco Central proíbe que as instituições financeiras dificultem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. A escolha quanto ao canal de atendimento deve ser do consumidor.

“; Sabemos que os bancos , seja por falta de funcionários ou até por descaso com a população se recusa a receber certos pagamentos. Por isso é importante que a população esteja ciente dos seus direitos e registre suas queixas nos canais oficiais do Banco Central e do Procon, só assim os bancos serão notificados e consequentemente começarão a respeitar a lei e o consumidor  ”;, falou Márcio dos Anjos.  

Na ocasião também foi fiscalizado o tempo de espera nas filas, outro fato preocupante e decorrente de inúmeras denúncias. Visto que o tempo de espera para atendimento é um carma para a população e transtornos para os bancários, haja vista que os clientes e usuários na maioria das vezes não entendem que a falta de novas contratações gera a sobrecarga de trabalho e consequentemente o acúmulo gera longas e demoradas filas.  

Segundo o presidente do Sindicato, o descumprimento da lei  aborrece a população ao tempo em que adoece a categoria , visto que a população as vezes não entende que os caixas estão operando com poucos bancários devido a falta de novas contratações.  “; A população precisa entender que o bancário está  sobrecarregado , que a agência está lotada não por falta de atendimento , mas sim por falta de mão de obra.  Existem leis que obrigam os bancos a oferecerem uma melhor estrutura e serviços à população, mas para que a lei seja aplicada a população tem que denunciar”;, esclareceu Márcio dos Anjos.

Já o Proncon comunicou que se constatado descumprimento das leis , os bancos serão  notificados e autuados.

Seec-AL    

 

Mais Notícias

+ Ver todas