Número de crimes contra lésbicas no Brasil aumenta a cada ano

Só em 2018 já foram registrados 26 mortes por lesbocídio

O número de crimes de ódio praticados contra lésbicas em todo o Brasil aumenta a cada ano. De acordo com o Núcleo de Inclusão Social da UFRJ, divulgado ontem (7), só nos dois primeiros meses de 2018, já foram registradas 26 mortes por lesbocídio. Por não haver dados oficiais, os crimes são coletados na mídia e nas redes sociais, o que acaba gerando subnotificação.

Segundo a pesquisa, 83% dos crimes contra lésbicas são cometidos por homens que não necessariamente possuem algum tipo de parentesco com a vítima, mas que têm algum tipo de aversão a lésbicas em geral - ou seja, lesbofobia.

Os crimes praticados contra lésbicas também são diferentes dos casos de homofobia praticados contra outros grupos, porque a condição das lésbicas é específica. Os demais grupos também são atacados por não estarem em conformidade com a sociedade, mas as lésbicas ainda sofrem com a carga do machismo. A classificação específica desse tipo de crime é fundamental para que ele possa ser combatido por meio de políticas públicas.

Para a secretaria da Mulher da Contraf-CUT, Elaine Cutis, a mulher precisa ser respeitada na sociedade. "Nós, mulheres, temos o direito de ser e gostar de quem a gente quiser. A mulher já enfrenta muita discriminação apenas pelo fato de ser mulher e a lésbica ainda sofre o preconceito. Precisamos lutar contra o machismo."

Fonte: Contraf-CUT

Mais Notícias

+ Ver todas