Bancário, fique atento! Homologação fora do Sindicato é roubada

Ao fazer a conferência sobre pagamento de verbas rescisórias, entidade representativa dos trabalhadores verifica se direitos estão sendo preservados no momento da demissão

Assista ao vídeo abaixo  e procure o Sindicato!   

 

 Imagine que você, bancário, acaba de ser demitido pelo banco onde trabalha. Ao receber os valores a que tem direito, você ainda tem de correr atrás do seu próprio advogado para conferir se tudo que o banco deve pagar está efetivamente sendo creditado. Isso é, caso tenha tempo de conseguir um profissional antes de assinar sua quitação. Já pensou? Com a reforma trabalhista do governo Temer, esta pode se tornar a nova realidade da categoria.

Com a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários em vigor até agosto de 2018, os bancos estão utilizando brechas entre o negociado e o legislado para retirar direitos dos trabalhadores. Os bancos estão informando aos bancários que estão sendo desligados que a homologação das rescisões não será mais feita nos sindicatos.

O acompanhamento da entidade de representação do trabalhador neste momento é importante para encontrar irregularidades, conferir cálculos e constatar doenças ocupacionais que demandam afastamento e reintegração.

“; O Sindicato está orientando os bancários a procurarem a entidade , visto que defendemos a homologação no âmbito do Sindicato. O momento já é delicado e doloroso para o trabalhador  e para que ele evite problemas futuros , estamos a disposição para garantir direitos e segurança”;, falou o presidente Márcio dos Anjos.   

 Com a entrada em vigor das novas regras trabalhistas, torna-se facultativa a presença de um profissional designado pelo Sindicato no momento da homologação. Com isso, abre-se a possibilidade para que o ato homologatório seja realizado no próprio âmbito da empresa. Dessa forma, o bancário pode acabar assinando, sob pressão, um termo de quitação, informando que os deveres do banco foram cumpridos e podendo até invalidar uma possível futura reivindicação de direitos na Justiça do Trabalho. “; Já sabemos que alguns bancos estão negando o direito da homologação no Sindicato, caso isso aconteça, o bancário deve entrar imediatamente em contato com o Sindicato e denunciar”;, falou Claudio Gama diretor jurídico do Sindicato.

Clique no vídeo e qualquer dúvida procure o Sindicato.

 

 

 

 

 

Mais Notícias

+ Ver todas