Professor lança livro ‘Assumindo a doença: o drama dos bancários com LER/DORT’

 

No próximo dia 09 de março às 19:00 no auditório do Sindipetro (Rua do Imperador 389 —; Centro de Maceió) o professor Gilberto Leocádio de Lima Filho lança o seu livro de estreia —; “;Assumindo a doença: o drama dos bancários com LER/DORT”;.

Neste trabalho o professor analisa o mundo psicossocial dos bancários enfermos de LER/DORT abordando de maneira muito peculiar o drama desses trabalhadores em assumir uma doença ocupacional e ameaçadora. O dilema vivido por eles é marcado pela angústia e por um longo período de reflexão e cálculos de perdas e ganhos; só que, enquanto não se decidem, os sintomas vão se intensificando. De uma maneira geral, os enfermos administram os sintomas até uma situação limite, quando não suportam mais as dores e o sofrimento, e também quando situações ameaçadoras estão mais próximas.

O que pôde ser percebido neste trabalho é que a enfermidade é assumida quando há uma grave e inelutável ameaça à sua integridade física, psíquica e outros aspectos sociais: quando a sobrevivência econômica é ameaçada, quando a sua condição de ser social, sua reputação, seu status e sua identidade está comprometida. Assim, a compreensão do mundo do trabalhador bancário enfermo é indispensável para entender a teia de significados e poder dar algum sentido a essas questões. Nesse sentido, não se trata apenas de fenômeno de interesse biomédico. Existe uma trama complexa e interligada de política, sociologia, psicologia e economia.
Destaca-se no livro o processo de estigmatização e outros problemas como os conflitos com os colegas, a ameaça à continuidade do trabalho, os conflitos com a previdência social, os conflitos médico, a indefinição quanto ao futuro, o que vem formar um quadro bastante caótico que o enfermo tem de enfrentar.
Gilberto Leocádio é professor titular do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, graduado em psicologia pelo CESMAC com mestrado e doutorado ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia tendo como principal linha de pesquisa os processos psicossociais da saúde.

 

Fonte: Assessoria

Mais Notícias

+ Ver todas