COMUNICADO: Sindicato suspenderá serviços odontológicos a partir de 17 de fevereiro

Fim da prestação de serviços odontológicos custeada por este Sindicato a partir de 17 de fevereiro de 2018

O Sindicato dos Bancários de Alagoas além da sua atuação fundamental na defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados, vem há anos oferecendo serviços gratuitos de tratamentos dentários e preventivos, realizados em clínicas odontológicas especializadas conveniadas.

Ocorre que, mudanças na atual conjuntura, vinculadas a uma onda de ações neoliberais, ameaçam os direitos da Classe Trabalhadora e também atacam a estrutura dos sindicatos e os recursos essenciais para a existência dos mesmos. Assim sendo, elencamos alguns impactos atuais nas nossas arrecadações, que exigem ações urgentes de cortes de despesas:

• Fim da contribuição sindical obrigatória (o imposto sindical). Instituído pela Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) do governo Michel Temer, com perda estimada em um terço das receitas. Importante destacar, sem nenhuma menção a algum tipo de compensação ou a outra modalidade de contribuição e sem nenhum tipo de transição ao encolhimento dos recursos.

• Redução na principal fonte de recursos para o Sindicato: a diminuição da arrecadação com a contribuição dos bancários, que se associam e pagam mensalidade.  Consequência da nefasta política de redução de postos de trabalhos essenciais da Categoria Bancária, que visa unicamente o aumento absurdo de lucros pelos bancos. A referida redução tem algumas práticas: quer por adesão forçada ao Plano de Desligamento/Demissão; quer por rotatividade (onde se demitem muitos e se contratam poucos); quer por terceirização de atividade fim ou outros meios danosos vigentes. Em síntese: vivenciamos a diminuição do quantitativo dos trabalhadores bancários. Portanto, advém a diminuição da contribuição das mensalidades. Logo, por aí se infere, mais redução dos recursos financeiros.

Ao que exposto, é necessário o fim da assistência odontológica custeada integralmente pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas. Tal medida, indubitavelmente não desejada por ninguém, é essencial para a manutenção da estrutura da nossa Entidade e da viabilização da defesa da Categoria Bancária. Temos grandes desafios, vivenciando um Brasil atual de conjuntura adversa e de retrocessos e só venceremos as dificuldades se tivermos a capacidade de organização e enfrentamento. É o que estamos fazendo.

Em tempo: Novas guias odontológicas só serão liberadas para tratamento até o dia 31/01/2018. As guias odontológicas terão validade de 30 dias da data da emissão.

Cordiais Saudações.

José Marconde Rodrigues da Silva