Reforma da Previdência é tema de palestra no Sindicato

O Sindicato dos Bancários de Alagoas foi palco na manhã desta quinta-feira (30) de uma palestra sobre a Reforma da Previdência, proferida pelo juiz federal Antônio José Carvalho Araújo, vice-presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais (Ajufe). Promovido pelo Seec-AL e centrais sindicais, o evento abordou tecnicamente o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que tramita na Câmara dos Deputados, incluindo a Emenda Aglutinativa que introduz mudanças no texto anterior, e que deve ser votada no próximo dia 6.

Auxiliar do senador Paulo Paim (PT-RS) no relatório da CPI da Previdência, que concluiu não existir déficit na Previdência Social, o juiz Antônio José foi extremamente crítico ao analisar a PEC do governo durante a palestra, mesmo considerando as recentes modificações. Para o magistrado, são muitas as dificuldades e restrições criadas pela proposta para que os trabalhadores tenham direito aos benefícios previdenciários, sobretudo a aposentadoria.

Um dos principais obstáculos é o tempo de contribuição, que será de 40 anos caso o trabalhador queira receber a aposentadoria integral. O magistrado considera muito difícil e até impossível, para várias pessoas, atingir o limite exigido, porque a maioria dos trabalhadores não contribui ininterruptamente. Ou seja, em alguns momentos da vida ele não estará empregado. A idade exigida, de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, é outro forte obstáculo.

Participaram da palestra na sede do Seec-AL dirigentes sindicais de várias categorias, entre elas a bancária.

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas