Choque de mobilização marca Dia de Luta na Caixa

O Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa, convocado para protestar contra o plano do governo de abrir o capital da empresa, foi marcado nesta quarta-feira (18) por intensas manifestações no prédio da Caixa Filial, onde funciona a superintendência de Alagoas. Diretores do Sindicato percorreram todos os andares para conversar com os empregados, alertá-los sobre as ameaças de destruição do banco e pedir o engajamento de todos na luta para resistir aos ataques.

"Se quisermos a Caixa 100% pública, nosso engajamento tem que ser de 100%", disse o presidente do Seec-AL, Márcio dos Anjos. O debate com o funcionalismo se deu em torno do gravíssimo quadro em que se encontram os bancos públicos no momento, todos ameaçados de extinção e/ou privatização, e da necessidade dos bancários, sobretudo dessas instituições, construírem uma correlação de força suficiente para barrar a catástrofe que se aproxima.

"Não é só uma luta para evitar a perda de direitos e conquistas dos empregados. É uma luta pelo Brasil, pelo nosso patrimônio, pela sociedade. Sem bancos públicos não haverá gestão social, de fomento à economia, de políticas públicas e de indução ao desenvolvimento. Tudo se tornará uma corrida exclusiva pelo lucro", acrescentou Márcio dos Anjos.

Vários outros aspectos, como a redução drástica do número de empregados, a terceirização de serviços e a fragilização dos planos de saúde e previdência dos empregados da Caixa, também foram citados como possíveis consequências caso haja a abertura de capital e a privatização da empresa.

O fato do Conselho de Administração da Caixa ter reunião marcada para esta quarta-feira, incluindo na pauta a votação sobre a abertura do capital, deixou os empregados ainda mais apreensivos. Foi um sinal de que o plano do governo deixou de ser um rumor e que sua execução está mais próxima do que muitos imaginavam. Daí a necessidade e a urgência dos empregados multiplicarem a luta em defesa da Caixa 100% pública, utilizando-se de todas as armas disponíveis.

O Sindicato aproveitou o Dia Nacional de Luta para reforçar o convite aos bancários da Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste para participarem do 1º Seminário Alagoano em Defesa dos Bancos Públicos, que acontecerá no sábado (21), no Teatro-Auditório dos Bancários. O evento, de caráter técnico, objetiva levar para os funcionários das três instituições o que está se passando com elas, e quais os instrumentos necessários para buscar reverter o quadro de desestruturação. Participarão das exposições e debates representantes do Dieese, Contraf-CUT e das comissões nacionais dos funcionários da Caixa, BB e BNB.

Somando-se às diversas atividades realizadas pelo Sindicato na defesa dos bancos públicos, será realizada no dia 30 deste mês uma sessão especial na Assembleia Legislativa, da qual devem participar, além de bancários e parlamentares, diversos representantes do poder público e da sociedade civil organizada. O objetivo é debater a importância dos bancos públicos para o país, o estado, os municípios e a população, bem como a necessidade de mantê-los estatizados.

Recentemente, o Sindicato esteve com dirigentes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que também prometeram se engajar na luta pela manutenção do BB, Caixa e BNB públicos, além de cobrar da direção dos três bancos a reabertura de agências fechadas. "São várias ações que o Sindicato tem promovido. Mas, a entidade sozinha não tem força para reverter o quadro. É preciso que os bancários incorporem a luta e se lancem de corpo e alma nesse enfrentamento. Ficar indignado, apenas, não é suficiente", concluiu Márcio dos Anjos.

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas