AMA se alia ao Sindicato e vai exigir dos bancos públicos a reabertura de agências

O Sindicato se reuniu na tarde de segunda-feira (9) com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley Caju, para dar sequência às ações de mobilização que visam reabrir agencias de bancos públicos no interior. O dirigente do órgão e prefeito de Cacimbinhas aderiu de imediato à luta encampada pelo Seec-AL, acrescentando que esta também é uma preocupação das prefeituras e das comunidades nos municípios.

Igualmente ao Sindicato, a AMA lamenta que milhares de habitantes, comerciantes, produtores rurais e outros segmentos estejam sendo prejudicados devido ao fechamento das agências do BB, Caixa e BNB. Segundo Hugo Wanderley, são muitos os prefeitos que reclamam da situação, porque enfrentam todos os meses efeitos danosos à economia das cidades. Em algumas o comércio praticamente parou, porque consumidores e recursos que deveriam ficar em um município se deslocam para outros onde existe posto bancário. Sem falar nos transtornos causados à população, sobretudo a parcela mais carente, que tem de se deslocar por vários quilômetros para sacar a aposentadoria e outros benefícios sociais.

Na reunião da AMA com o Sindicato - da qual participaram ainda os prefeitos de Água Branca, José Carlos de Carvalho, Mata Grande, Erivaldo Mandu, e Major Isidoro, Maria Santana Mariano - foram discutidas ainda a violência dos assaltos e explosões às agências bancárias, bem como as ações de reforço na segurança pública anunciadas pelo governo do Estado, entre elas a instalação dos CIPS (Centro Integrado de Segurança Pública). Os presentes chegaram a conclusão de que todos - governo, prefeituras, entidades sindicais e comunidade - estão se movimentando para resolver o problema, menos os bancos.

"Há agências assaltadas que estão fechadas há um ano, e sequer foram iniciadas as reformas", protesta o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos. Segundo ele, os bancos estão resistindo para retornar as atividades ao público, mesmo com o governo do Estado e as prefeituras anunciando medidas de melhoria na segurança pública. "Isto é inadmissível", acrescenta.

Diante deste quadro, a AMA ficou de adotar medidas. Uma delas é mobilizar os prefeitos para que pressionem os gestores dos bancos públicos. O órgão irá fazer um levantamento de todos os municípios atingidos pelo fechamento das agências bancárias, convocar os prefeitos das cidades atingidas e marcar reuniões com as superintendências do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste.

Os municípios com agências fechadas e que mais enfrentam problemas, inclusive de arrecadação, são Cacimbinhas, Coité do Noia, Inhapi, Canapi, Dois Riachos, Mata Grande e Água Branca.

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas