Sindicato participa de oficina de sistematização de dados sobre violência bancária

O Sindicato dos Bancários de Alagoas, junto com a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE) e outros sindicatos da região, participaram na quarta-feira (27) de uma oficina regional em Pernambuco, sob o tema Tornando Real a Capilaridade da Segurança Bancária. A atividade de formação foi realizada pelo Seec-PE, na sede da entidade.

O Seminário apresentou uma ferramenta através da qual se unifica e moderniza a sistematização de dados sobre violência bancária. Iniciativa inédita no Brasil, o programa estará disponível no site do Seec-PE para consulta pública, mediante cadastro, a partir do dia 2 de outubro. A finalidade do dispositivo é contribuir para a redução desse tipo de crime.

A oficina contou com a presença de mais de 15 dirigentes sindicais, representantes de cinco sindicatos (Seec-PE, Seeb-PB, Seeb-Campina Grande, Seec-AL e Seeb-PI), além da Fetrafi/NE. Representaram o Sindicato de Alagoas os diretores Daniel Nunes e Jairo França, este último também dirigente da Federação.  

Na ocasião, o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Pernambuco, João Rufino, apresentou os dados do Mapa da Violência Contra Bancos naquele estado, que aponta o fechamento de 57 agências e postos de atendimento e soma o total de 138 investidas criminosas contra o setor.

Na etapa prática da oficina, a equipe responsável pela verificação e cadastro das ocorrências ensinou aos participantes como utilizarem o software desenvolvido para possibilitar a estratificação dos dados.

"O programa é bastante prático e tem um custo muito baixo. Nossa ideia é capacitar os demais sindicatos do ramo para, a médio prazo, termos um panorama nacional do setor. Assim, a categoria se fortalece no diálogo com associações de bancos e com os governos em suas reivindicações, especialmente, nas áreas de segurança e saúde dos bancários", explicou o dirigente.

Fonte: Seec-AL com Seec/PE

Mais Notícias

+ Ver todas