TAXA ASSISTENCIAL: Prazo para oposição vai até dia 30

O Sindicato informa a toda categoria bancária que o prazo para opor-se ao desconto da Taxa Assistencial de 2017 começou no dia 15 e vai até 30 de setembro. A cobrança da taxa e o prazo para oposição foram definidos em assembleia geral da categoria, convocada especificamente para esse fim, realizada no dia 29 de agosto.

A Taxa Assistencial é uma contribuição extra da categoria para fazer face às despesas que são realizadas na Campanha Nacional dos Bancários. Essa contribuição, além de revitalizar o caixa do Sindicato, dará mais fôlego financeiro para a entidade encaminhar as próximas lutas.

Descontada nacionalmente pelos bancários para as suas entidades representativas, a Taxa Assistencial tem valores diferentes conforme o Estado. Em Alagoas é de 1% do salário base.

Embora os bancários tenham assinado a Convenção Coletiva de Trabalho e aditivos para duas data-bases (2016/2017 e 2017/2018), definindo os índices de reajuste salarial e demais cláusulas econômicas dos dois períodos, a Campanha Nacional deste ano está mantida para negociar com a Fenaban e cada banco outras demandas da categoria, visando avançar nas questões de Saúde do Trabalhador, Igualdade de Oportunidades, Segurança Bancária e Condições de Trabalho, entre outras. Essas mesas temáticas já estão agendadas com a Fenaban.

Tais negociações, das quais o Sindicato participa como membro do Comando Nacional dos Bancários, exigem deslocamentos que geram despesas, sem falar nos recursos que a entidade terá que desprender para realizar manifestações e mobilizações nos bancos. Gastos com a Campanha Nacional deste ano já vêm ocorrendo desde o mês de julho, quando foram realizados congressos nacionais, conferências regionais e a conferência nacional da categoria, todos preparativos à Campanha Nacional 2017.

Para se opor a Taxa Assistencial é preciso que o bancário se manifeste por escrito, através de carta individual entregue no Sindicato. No caso dos bancários do interior, a comunicação pode ser por e-mail (bancariosal@bancariosal.com.br), também individualizada e assinada.

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas