Santander responde a questionamentos do Sindicato e apresenta soluções para pendências

Quinze dias após se reunir com a diretora de RH do Santander para discutir demandas dos  funcionários, a maioria delas relacionadas a saúde, metas, compensação de hora-extra e contratações, o Sindicato recebeu resposta do banco para vários questionamentos e reivindicações, conforme havia prometido Fabiana Ribeiro.

Um dos principais itens discutido com a diretora e verificado pelo banco diz respeito às avaliações médicas dos funcionários que adoecem e que precisam de laudo para obter o auxílio doença. O Sindicato quis saber quais clínicas de medicina do trabalho estão credenciadas pelo banco em Alagoas, e porque a clínica Previne tem emitido certificados de aptos para o trabalho quando os trabalhadores estão, na verdade, inaptos.

O banco disse que a clínica Previne é a única credenciada no estado e que substituiu a clínica Cemest em virtude de ela atuar em desacordo com as normas de procedimento/organização da empresa, além de deixar a desejar em termos de qualidade. Quanto a denúncia feita contra a Previne, a diretoria de RH disse que conversou com a clínica para que sejam corrigidas eventuais desconformidades. Os procedimentos da clínica serão acompanhados por 60 dias.

O Santander disse ainda não concordar com os procedimentos dos médicos que foram denunciados pelo Sindicato, entre eles o de ligar para São Paulo antes de fornecer os atestados. Fazer uma ou outra consulta, diz a empresa, é aceitável. O banco também assegurou  o direito de qualquer funcionário solicitar seu prontuário, sendo que o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) será entregue apenas para quem assiná-lo. Caso sejam negados, a solicitação deve ser feita através do e-mail: rhgsa@santander.com.br.

 Outras respostas dadas pelo banco foram:

Agente Comercial: o banco aceitou a denúncia sobre as cobranças de metas feitas aos agentes, deixando claro que agente comercial é apoio, e não gerente. Cobranças indevidas veem sendo feitas por e-mail, com ranking, exigindo do agente comercial meta maior que a do gerente PF com carteira. O banco concorda que WhatsApp não é para cobrança e disse que a Regional já está avisada. Qualquer desvio, a pessoa afetada deve entrar em contato com o Sindicato.          

Gerente de Apoio: a Regional vai conversar individualmente com eles para esclarecer sobre o cargo. É importante que cada um, nessa conversa, coloque as suas dúvidas.

Vagas abertas: o banco disse que não há preferências para preencher os cargos de gerência com pessoas de fora. Mas ponderou que os GGs e GAs são vagas mais complexas, que precisam ser preenchidas com mais rapidez, por pessoas que já estejam preparadas.

Compensação de horas: o banco disse que a questão ficou resolvida em reunião com a Regional e que, para compensar hora, o gestor tem que combinar antecipadamente com o funcionário.

O Sindicato louva a atitude da Diretoria de RH por dar resposta rápida às demandas, entendendo que este deve ser o procedimento, porque contribui para o diálogo e a solução de conflitos. Mas continuará acompanhando todos os pontos discutidos, para saber se as promessas estão sendo cumpridas.

Seec-AL  

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