Sindicato cobra solução de problemas a diretora do Santander

Reunião com RH do banco discutiu saúde, função, metas e hora-extra

A diretoria do Sindicato se reuniu na manhã desta sexta-feira (18) com a diretora de Recursos Humanos e Relações Sindicais do Santander, Fabiana Ribeiro, para discutir diversas questões de interesse dos funcionários. Estiveram na pauta demandas relacionadas à saúde, metas, compensação de hora-extra e contratações, entre outras, que precisam ser avaliadas e solucionadas por parte do banco.

Um dos itens debatidos foi a dificuldade que muitos funcionários estão tendo para renovar o auxílio doença. Mesmo acometidos por doença do trabalho e não reabilitados na primeira licença médica, eles não conseguem da clínica contratada pelo banco o atestado de inapto para o trabalho, que é uma exigência do INSS.

"O Sindicato tem recebido várias denúncias e já conversou inclusive com essa clínica. É inadmissível que um médico do trabalho, mesmo vendo exames que comprovam a incapacidade do trabalhador, emita um atestado dizendo que ele está apto para trabalhar", disse Ciro Roberto, diretor do Seec-AL.

O dirigente também criticou a postura do Santander de não emitir CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) quando é detectada a doença no trabalhador. A grande maioria das Comunicações tem de ser emitida pelo Sindicato. "Infelizmente, esta é uma prática em diversos bancos, apesar de eles serem obrigados por lei a emitir", acrescentou.

A diretora de RH do Santander prometeu averiguar as denúncias e o que pode ser feito para corrigir. Mas adiantou que o banco tem se preocupado em priorizar o lado preventivo e de identificação da doença no funcionário, sem deixar de cumprir o que lhe cabe nos afastamentos. "Nossa preocupação é reduzir as ocorrências e corrigir os excessos", afirmou.

Veja a seguir os outros pontos discutidos:

Gerente de Apoio - O banco ficou de disponibilizar as atribuições do cargo, como funciona a remuneração variável e os critérios para recebimento, além de verificar as senhas desses funcionários.

Metas / Agente Comercial - Foram apresentados pelo Sindicato documentos contendo rankings e cobranças exageradas por parte da Superintendência, inclusive com e-mails aos domingos.

Foi apontado também uma alteração de metas no meio de uma campanha, a qual o banco ficou de averiguar.

Valorização - Foi cobrada a valorização dos funcionários da Praça.

Compensação de hora-extra - O banco ficou de orientar os gestores sobre a forma correta de execução.

Vagas - O banco ficou de apresentar as vagas colocadas na Carreira e os inscritos, pois muitas vagas não são abertas ao funcionário, que fica sabendo da vaga apenas após a contratação

Fonte: Seec-AL

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