Sindicato discute reestruturação com superintendente do BNB

Entidade questionou as mudanças e exigiu respeito aos direitos dos funcionários

Diretores do Sindicato estiveram na manhã de segunda-feira (14) com o Superintendente do BNB em Alagoas, Wesley Maciel, e com gerente de RH do banco no estado, Ana Paula de Oliveira, oportunidade em que cobraram explicações sobre a nova reestruturação anunciada pelo banco. O processo, que terá início na agência Arapiraca, prevê a extinção de funções e o enxugamento da estrutura das unidades, podendo acarretar perdas significativas aos funcionários.

"Fomos reiterar ao superintendente que somos contra a reestruturação e que vamos lutar contra ela, e exigimos esclarecimentos sobre os desdobramentos desse processo", disse o presidente eleito do Sindicato, Márcio dos Anjos. Segundo ele, o clima entre os funcionários do BNB é de apreensão, sobretudo em Arapiraca, por não saberem o que acontecerá com cada um deles. "A reestruturação é algo que mexe com a vida das pessoas profissionalmente, pessoalmente e financeiramente. O banco tem obrigação de informar e explicar as medidas que serão tomadas", observou.

O Superintendente do BNB confirmou que serão extintas na agência de Arapiraca uma das carteiras do Pronaf, uma função de caixa e 3 de GSN, e que serão criadas uma gerência executiva e duas funções de analistas de negócio. Mas não tem nada decidido sobre a realocação dos funcionários atingidos e o valor das comissões nos novos postos. A reestruturação na unidade, segundo ele, será concluída até outubro e a Superintendência fará visita aos funcionários para explicar as mudanças.

O Sindicato protestou contra as medidas e cobrou do superintendente que não haja prejuízo a qualquer empregado. A extinção de um caixa, por exemplo, irá sobrecarregar os demais e criar dificuldades para os clientes e usuários. "Não há condições de ficarem somente dois caixas. As filas, que já são grandes, vão se tornar ainda maiores, o que já resultou em multas do Procon", alertou o diretor do Seec-AL Alexandre Timóteo, que é funcionário do BNB e membro da Comissão Nacional dos Funcionários.

Agência Mata Grande

Na reunião com o superintendente o Sindicato também cobrou a reforma imediata da agência de Mata Grande, que foi explodida por assaltantes e está funcionando apenas internamente. Os diretores protestaram contra a ideia manifestada pela direção do BNB de fechar a unidade caso o poder público não garanta segurança no município. "Exigimos a reforma e a reabertura da agência sem condicionantes. Ela é uma agência rentável e de fundamental importância para aquela região sertaneja", disse Thyago Miranda, diretor do Seec-AL e funcionário do banco.

Wesley Maciel disse que a posição da diretoria do BNB é de que só haverá reforma e reabertura se o Estado melhorar as condições da segurança pública. "Estivemos com o governador e o secretário de segurança, que se comprometeram a implantar na cidade um Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (CISP). A diretoria do banco disse que aguardará até dezembro pela implementação da CISP, e caso não ocorra, irá 'reavaliar' a situação".

"O Sindicato não aceita essa imposição da diretoria do banco. Exigimos a reabertura da agencia reformada o mais rápido possível e faremos todo o necessário para que isso ocorra" enfatizou o diretor Thyago. 

Pendência

Outro ponto discutido na reunião com o superintendente do BNB foi a realocação de um funcionário que ficou sem função na primeira fase da reestruturação, quando foram fechadas duas agências em Maceió. O superintendente disse que está buscando uma solução que contemple os interesses do banco e, ao mesmo tempo, não cause prejuízo ao trabalhador. O Sindicato pediu pressa na solução do problema e disse que vai continuar acompanhando o caso.

A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) se reunirá no dia 24/08, em Fortaleza, para discutir estratégias de enfrentamento à reestruturação, buscando com isso tentar barrar o processo nefasto que afetará os funcionários a partir de Outubro. No mesmo dia haverá reunião com o banco para tratar deste tema.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas