Mulheres negras denunciam racismo e retrocesso

Em dia de celebração e de luta, mulheres negras realizam marcha em várias capitais

A CUT lançou na terça-feira (25), data em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, uma cartilha que revela a situação da mulher negra brasileira. A cartilha, que foi produzida pelas secretarias de Combate ao Racismo, da Mulher Trabalhadora e da Saúde do Trabalhador, mostra que as mulheres negras estão nos postos mais precários no mercado de trabalho e ainda recebem menos que os não negros.

A data lembra também Tereza de Benguela, ícone da resistência negra no Brasil Colonial. Nascida no século 18, Benguela chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso.

Na luta contra o racismo e o sexismo, as mulheres negras mostram sua resistência por sofrer dupla discriminação: de raça e de gênero. O Mapa da Violência 2015 divulgado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) aponta que em um ano morreram 66,7% mais mulheres negras do que brancas no País, um avanço de 54% em 10 anos.

Para a secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Julia Nogueira, o dia 25 de julho é muito representativo para as mulheres negras. "É um marco da resistência e de visibilidade diante da exploração do trabalho, dos altíssimos índices da violência doméstica contra as mulheres, especialmente das mulheres negras", diz a dirigente.

"Além da ineficiência dessas políticas, que se veem agravadas pelo corte nas políticas de saúde as mulheres negras enfrentam o racismo institucional", enfatiza Junéia Martins Batista, secretária da Mulher Trabalhadora.

Marcha das mulheres negras pelo Brasil

No dia de celebração e de luta, as mulheres negras marcharam em várias capitais do país. Em São Paulo, a concentração começou às 17h com várias atrações culturais, na Praça Roosevelt, no centro da capital paulista, seguindo até o Largo do Paissandu.

Fonte: CUT

Mais Notícias

+ Ver todas