Sindicato repudia anúncio de fechamento de agências do BNB

 

Indignação!  Foi com esse sentimento que a diretoria do Sindicato recebeu o anúncio de que o Banco do Nordeste terá 19 agências fechadas no Brasil, sendo duas em Alagoas ( Arapicara- Jardim Tropical e Maceió- Jatiúca). A medida foi divulgada no último dia 13, pegando de surpresa os bancários e seus representantes.

Depois dos ataques ao banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, o governo ilegítimo de Michel Temer volta suas atenções para o BNB. A intenção do governo é clara ao implementar uma política de desmonte nos bancos federais, para ceder espaço para os grandes conglomerados financeiros que atuam como agiotas legalizados e também levarem a cabo o projeto de privatização das empresas estatais.

A ideia inicial do banco era promover a reclassificação de suas agências, porém o DEST vetou alegando que a citada medida causaria impacto financeiro considerável à instituição.

Com isso o banco optou para o fechamento de agências e também a apresentação de um plano de incentivo a aposentadoria sem garantir o preenchimento das vagas abertas com as adesões.

O que chama a atenção é o desprezo demonstrado pela direção do banco para com o seu corpo funcional, sem se quer dialogar com as entidades representativas e muito menos informar onde os colegas das agências fechadas serão realocados e como ficará a situação dos mesmos dentro da empresa.

Com isso os bancários do BNB voltam a sofrer ataques sob a alegação de que é preciso se realinhar as novas políticas de eficiência e resultados.    

O BNB foi criado em 1952 com a intenção de fomentar o crescimento da região nordeste e o papel social do banco deve ser priorizado, a política de bancarização das populações carentes e do interior dos estados nordestinos deve ser valorizada, assim como o Pronaf, agroamigo e crediamigo, que levam o crédito facilitado para o pequeno agricultor, o microempresário e o prestador de serviço.   Após treze anos de grande expansão dos bancos federais, o BNB passou de 189 para mais de 300 agências, dobrando o número de funcionários.

Por essas e outras a diretoria do Sindicato dos bancários de Alagoas repudia a atitude da cúpula benebeana e decidiu em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (16) que serão tomadas medidas duras contra o banco a fim de garantir que o mesmo apresente respostas a todas as dúvidas de seus funcionários e volte atrás nas medidas maléficas que está impondo.

 

Seec-AL 

Mais Notícias

+ Ver todas