Aposentados lotam o Espaço Cultural em mais um café da manhã

Bancários aposentados de diversos bancos participaram na manhã desta terça-feira (6) do café da manhã realizado pelo Sindicato, em mais um encontro de confraternização. Realizado anualmente no Espaço Cultural dos Bancários, o evento tem por objetivo manter o elo do segmento com sua entidade de classe, além de promover a interação e estimular debates.

A confraternização deste ano foi marcada por homenagens a bravos companheiros de luta, e por muita reflexão política. O momento que atravessa o país - com bastante instabilidade, autoritarismos institucionais, desmonte das empresas públicas e reformas prejudiciais aos trabalhadores - foi lembrado por vários bancários presentes, remetendo a situação de agora a abril de 1964, quando foi deflagrado o golpe militar e muitos sofreram perseguição política.

"Hoje em dia, há quem defenda um novo regime militar, porque não sabe das atrocidades que aconteceram. Muitos democratas, defensores da liberdade e lideranças sindicais e populares tombaram, após serem perseguidos e torturados", disse Jairo França, presidente do Sindicato.

Três bancários daquela época, presos e perseguidos por defender a categoria e por lutar pelos anseios do povo brasileiro, foram homenageados no café desta terça, entre eles Petrúcio Lages (BNB), que conseguiu ser reintegrado ao banco no último mês de agosto, 52 anos depois da sua exoneração política. Os outros que enfrentaram situação semelhante e receberam a homenagem do Sindicato e dos colegas foram Elieser Francisco de Lyra (BNB) e Roland Bittar Benamor (BB), este último presidente do Sindicato quando foi deflagrado o golpe de 1964.

Petrúcio e Elieser agradeceram as placas de reconhecimento recebidas, ao tempo em que as dedicaram para outros companheiros de luta que não conseguiram sobreviver à repressão. Eles citaram a lendária figura de Jayme Miranda, torturado e desaparecido na ditadura, certamente assassinado pelo regime de exceção.  

O terceiro homenageado, Roland Bittar Benamor, não pode comparecer ao café da manhã porque se encontra hospitalizado. Uma comissão do Sindicato ficou de levar a placa até ele.

A terça-feira dos aposentados também foi de descontração. Eles conversaram muito entre si, reviram colegas e amigos, e participaram de um sorteio de brindes. A diretora do Sindicato para assuntos dos aposentados, Tamar Café anunciou que está confirmado para o início de 2017 mais uma prévia carnavalesca do segmento, quando se espera, mais uma vez, ampla participação dos colegas.

O presidente do Sindicato, Jairo França agradeceu a presença do pessoal no café e aproveitou para convidar todos para a sessão pública da próxima quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, quando será discutida a reestruturação do Banco do Brasil. Ele destacou a importância de todos os bancários, da ativa e aposentados, engajarem-se na luta contra o fechamento de agências, o desligamento de funcionários e o esvaziamento do BB enquanto banco público, receita que o atual governo pretende levar também à Caixa Econômica e ao Banco do Nordeste. "Querem transformar esse bancos em um Bradesco, a serviço das elites e do capital financeiro", alertou.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do café da manhã

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas