Sindicato intensifica denúncia contra bancos

No décimo quinto dia de greve, que volta a registrar mais adesões da categoria bancária, o Sindicato intensificou as denúncias contra os bancos e os banqueiros, buscando aumentar a pressão para que a Fenaban apresente uma nova proposta de acordo.

Além de distribuir carta aberta à população, responsabilizando os bancos pela greve e seus transtornos, o Sindicato mandou imprimir cartazes que mostram o lucro astronômico das empresas, os aumentos exorbitantes dos juros e tarifas, as demissões em massa que pioram o atendimento, e a migalha de 7% que eles propõem de reajuste.

Esses cartazes serão afixados nas agências a partir desta quarta-feira (21). Tem para todos os bancos, tanto públicos quanto privados (Clique aqui para ver).

Outros cartazes feitos à mão pelos grevistas denunciam o envolvimento do Bradesco em esquemas de corrupção, como os do CARF e da Assembleia Legislativa de Alagoas, que estão sendo investigados pela Polícia Federal e o Ministério Público nas operações Zelotes e Taturana.

O Bradesco é investigado na Operação Zelotes por ter contratado, segundo o Ministério Público, um grupo que pagava propina em troca de decisões favoráveis no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). O órgão julga as multas da Receita Federal a empresas e contribuintes. O presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco foi denunciado pelo MPF por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção. Ele responde por corrupção ativa e se tornou réu na ação penal.

Já na Operação Taturana o Bradesco está implicado, segundo o Ministério Público, porque diretores nacionais do banco estimularam a realização de empréstimos fraudulentos feitos pelos deputados e pagos com dinheiro da Assembleia Legislativa. O MP os acusa de intermediar a "negociata" com os parlamentares. Um dos gestores envolvidos chegou a ter os bens indisponíveis e sequestrados pela Justiça.

Ao tempo em que intensifica as denúncias contra os bancos e o processo de mobilização na greve, o que vem sendo feito em âmbito nacional, o Sindicato volta a orientar os bancários para que sigam firme na paralisação, mantendo fechadas as agências que já não funcionavam e ampliando a greve para as poucas que funcionam no interior do estado. Só assim ficaremos mais fortes e forçaremos uma nova negociação, com proposta decente por parte dos patrões.

SÓ A LUTA NOS GARANTE ! 

Fonte: Seec-AL    



Clique aqui para baixar o arquivo



Mais Notícias

+ Ver todas