Bancários de Alagoas lançam Campanha Nacional nesta quinta

Categoria fará protestos nas agências bancárias do Centro

Com faixas, bandeiras, protesto nos bancos e caminhada pelo centro de Maceió, o Sindicato e companheiros da base lançam nesta quinta-feira (18) a Campanha Nacional 2016, cujo objetivo é arrancar das instituições financeiras a recomposição dos salários, melhores condições de trabalho, garantia de emprego e a ampliação de conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho.

O lançamento da campanha se dá no mesmo dia em que serão abertas as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A expectativa da categoria é que as negociações sejam mais difíceis este ano, razão pela qual não está descartada uma nova greve geral até o início de outubro.

"Vamos fazer de tudo para que os impasses sejam solucionados na mesa de negociação, mas se não houver avanço por parte dos bancos, não resta alternativa a não ser a paralisação. Esta é a linguagem que eles conhecem", alerta o presidente do Sindicato, Jairo França.

Ele lembra que, apesar da crise econômica, os cinco maiores bancos que atuam no Brasil (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica) lucraram R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre de 2016. E mesmo assim, cortaram mais de 6 mil postos de trabalho.

"Muito desse lucro foi conseguido com o esforço do bancário, que enfrenta a pressão diária pelo cumprimento de metas e a sobrecarga de trabalho. Não há razão para os bancos negarem nossas reivindicações. Queremos reajuste com ganho real, maior participação no lucro, fim das demissões, mais contratações e o fim das metas abusivas", acrescenta Jairo.

O lançamento da campanha em Maceió será às 10 horas, com concentração inicial em frente à sede do Sindicato. Depois as atividades se estenderão a outros bairros da capital e a cidades do interior. Durante os protestos, o Sindicato divulgará as principais reivindicações deste ano, convocará os bancários para a luta, pedirá o apoio da população e denunciará as práticas de espoliação e ganância adotadas pelos bancos.

Nesta quinta-feira também será lançada em Alagoas, no Teatro-Auditório dos Bancários, a campanha "Se é Público é Para Todos", do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Na oportunidade haverá ainda o lançamento do livro "O Brasil Que Queremos". Ambos os eventos terão início às 19 horas (clique aqui para saber mais).

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas