Curso atualiza formação sindical dos dirigentes do Sindicato

O Sistema Diretivo do Sindicato, que reúne todos os diretores e os delegados sindicais bancários, participam desde o início da manhã de hoje (27) de mais um curso de formação sindical, cujo objetivo é atualizar os conhecimentos sobre a história dos trabalhadores, do movimento sindical e sobre a conjuntura nacional (política, econômica e social).

O evento, que acontece em Marechal Deodoro, teve início às 9 horas desta quarta-feira e se estenderá até amanhã (28). Palestras, debates e trabalhos em grupo serão realizados nos dois períodos (manhã e tarde), como forma de promover a reciclagem e contribuir para a formação dos dirigentes.

O curso tem como palestrantes o historiador e jornalista João Marcos Carvalho, produtor da TV Educativa, e Helder Molina, professor da Faculdade de Educação da UERJ e Assessor de Formação Política e Planejamento Sindical. O Tema de abertura nesta quarta foi “;Proletários em Movimento”;, no qual João Marcos aborda a história e a evolução dos trabalhadores e do movimento sindical.

"Serão dois dias de intensos estudos e debates. O curso servirá para aperfeiçoarmos nossas ações e avaliações no dia-a-dia, contribuindo para melhorar o planejamento das lutas", disse o presidente do Seec-AL, Jairo França, ao dar as boas vindas aos participantes.

A realização de cursos para atualização política e sindical dos dirigentes do Sindicato entrou para o calendário anual da entidade e, segundo o diretor de Formação do Seec-AL, Cláudio Gama, eles são fundamentais sobretudo neste momento, em que o país vive uma das piores crises, com ameaça à democracia, aos direitos e um golpe em curso. "Precisamos não apenas entender este momento, mas saber como agir e combatê-lo", enfatiza

Currículo dos Palestrantes

João Marcos Carvalho —; Formado em Comunicação Social, Bacharel em História, Jornalista há 40 anos com passagem pelos jornais O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde (SP) e inúmeras publicações sindicais, além das revistas Manchete e Isto É. Ex-assessor do líder comunista Luiz Carlos Prestes.

Helder Molina - Professor da Faculdade de Educação da UERJ, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, Mestre em Educação, Licenciado e Bacharel em História, Educador, Assessor de Formação Política e Planejamento Sindical.

Subtemas das Palestras

PROLETÁRIOS EM MOVIMENTO - Raízes do movimento de conscientização proletária no mundo; Os trabalhadores na República Velha (1889-1930); Os primeiros núcleos de organização operária no Brasil;  O tenentismo e a Revolução de 1930; A influência do fascismo, do nazismo e do integralismo no movimento operário; A perseguição à classe operária depois do fracassado levante comunista de 1935; A instalação do Estado Novo (1937-45); Os sindicatos no governo Dutra (1946-50) e no segundo governo Vargas (1951-54); O sindicalismo no governo JK (1956-60); O breve governo de Jânio Quadros; A resistência ao golpe de 1961 e o apoio sindical às Reformas de Base no governo de João Goulart; A falta de resistência da classe trabalhadora ao golpe de 1964; A escuridão da ditadura; Os movimentos operários do ABCD paulista (1975-85); A retomada da Democracia (1985) e as ações das centrais sindicais.

ANÁLISE DE CONJUNTURA (HISTÓRIA, ECONOMIA, POLÍTICA, SOCIEDADE) - O que é conjuntura, infraestrutura e superestrutura; A relação entre economia, política, ideologia e classes sociais; Os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais que envolvem o contexto a ser analisado; Os diferentes movimentos e projetos políticos em disputa na sociedade; O papel das mídias, a coerção e o consenso, os interesses de grupos e frações de classe; Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas, hoje; O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais; O atual governo, seus avanços, suas contradições, seu limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais;  A conjuntura atual: Projetos de Estado, de Desenvolvimento e de Sociedade em Disputa;  O papel do Estado, governos, das instituições da sociedade civil, dos partidos políticos numa sociedade de classes; Papel dos movimentos coletivos pela cidadania e direitos sociais, diversidades; Participação dos sindicatos na construção e controle das políticas publicas

Fonte: Seec-AL      

Mais Notícias

+ Ver todas