Sindicato participa de reunião com superintendente da Caixa em defesa dos concursados

Diretores do Sindicato se reuniram na manhã desta quarta-feira (17/06) com o superintendente em Exercício da Caixa Econômica, Kleber Jurema, o gerente administrativo Nedson Calheiros e a Comissão dos Concursados, para acelerar as contratações do concurso de 2014.

 Pelo Acordo Coletivo de Trabalho-ACT 2014/2015 a empresa deveria contratar até o final de 2015 mais dois mil novos empregados. Entretanto, pelos números apresentados, o ritmo de admissões está muito aquém das necessidades reais do banco. 

Indagando o quantitativo de vagas da Caixa, depois que a instituição lançou o PAA (Plano de Apoio a Aposentadoria), o superintendente informou que tinham 34 vagas, sendo 15 contratações já autorizadas de imediato e 19 posteriores.

O Sindicato apurou que existem 52 vagas em aberto, sendo que 50 são relativas ao PAA.  "O Sindicato sabe que existem mais vagas do que o apresentado e diante disso não vamos nos calar. Estaremos acompanhando de perto e exigimos novas contratações", falou o diretor Ismael Monteiro.

Após a reunião o Sindicato se reuniu com a Comissão dos Concursados, tomando a decisão de encaminhar à demanda para o Ministério Público do Trabalho e outros órgãos competentes,

"O posicionamento do banco é preocupante. O quadro de pessoal atualmente já não é suficiente para atender à demanda, gerando uma sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos empregados",disse o diretor Marconde Rodrigues.


Contratando a passos lentos, a Caixa impõe condições precárias de trabalho e de atendimento à população. "Empregados relataram, mais uma vez, o funcionamento de agências com número reduzido de pessoal", disse o diretor Cícero Matheus.


"Outra questão preocupante e que foi apresentando em reunião é o desvio de função dos contratados (terceirizados)", falou o diretor Juan Gonzalez.

 O Sindicato já está movendo uma ação no Ministério Público do Trabalho sobre a situação dos terceirizados.

Seec- AL   

Mais Notícias

+ Ver todas