Sindicato realiza 7º Encontro Estadual dos Bancários

Como forma de promover a integração e debater as demandas da categoria, o Sindicato realizou neste sábado (23), o 7º Encontro Estadual dos Bancários, no teatro-auditório na sede da entidade.

 O Encontro que teve o tema central "Sindicalismo Livre e Independente", debateu vários assuntos, dentre eles, a conjuntura política e econômica, além das ameaças aos direitos trabalhistas provocados pelo PL 4330 e  pelas MPs 664 e 665.  Também foi discutiu os preparativos para a Campanha 2015.

 "O encontro é um importante passo na busca de novas ideias que reforçam a nossa política, aqui o bancário pode explanar seus problemas e reivindicações e em conjunto buscamos melhores condições de trabalho e salários", disse o presidente Jairo França.

 Com objetivo de mobilizar os bancários para a luta dos trabalhadores e incentivar uma maior participação na atividade sindical, o encontro conseguiu promover a integração da categoria, bem como chamar os bancários para se engajarem ao lado do Sindicato.  É importante também romper os limites da luta corporativa e caminhar para um projeto real de transformação da sociedade. 

O evento contou com a participação do professor e economista Dr. Cícero Péricles, que palestrou sobre a conjuntura, fazendo um caloroso debate com os participantes com esclarecimentos sobre a politica econômica no âmbito estadual, nacional e internacional.  

 Já o advogado Dr. Marcos D’; Ávila, alertou os bancários sobre a terceirização que assombra a classe trabalhadora do país. Mostrando que o PL é um retrocesso que busca rasgar as conquistas trabalhistas. Marcos explicou que o PL 4330 agrava e põe em risco a qualidade dos serviços prestados pelo profissional, sem falar que o trabalhador terceirizado trabalharia mais por um salario menor, sem que fosse exigida a qualificação para o desempenho das atividades.

 O presidente Jairo França classificou o PL como maléfico e se mostra preocupado com os efeitos negativos que a categoria bancária e os demais trabalhadores podem sofrer.  "Não abriremos mão de defender os direitos e as conquistas dos trabalhadores. A mobilização vai continuar e se fortalecer ainda mais, sendo que o alvo, agora, é o Senado. Mostraremos para o Congresso e a classe patronal que estamos dispostos a lutar arduamente para barrar o projeto da terceirização", falou Jairo França. 

Na ocasião o presidente Jairo,  convocou toda a categoria para a grande mobilização marcada para o próximo dia 29 em todo país, classificada como "Dia Nacional de Luta e Paralisação".       

 Na parte da tarde houve debates em grupos sobre questões gerais e específicas de bancos públicos e privados. Os bancários se dividiram em quatro grupos, Caixa, BB, BNB e bancos privados.

  Jairo França, fez uma explanação sobre a Campanha Nacional  , mostrando os ganhos reais e a dificuldade de arrancar dos banqueiros uma proposta digna que faça valer os anseios da categoria. 

Fruto do debate do 7º Encontro os assuntos tratados serão levados à Conferência Regional dos Bancários, promovida pela Fetrafi-NE.

  

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas