Sindicato realiza reunião com representantes do CEREST regional de Maceió

Com objetivo de criar um relacionamento mais próximo, repassar informações importantes e realizar ações em parceria relacionadas à saúde do trabalhador, o Sindicato dos Bancários realizou uma reunião com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador —; CEREST Regional Maceió, nesta segunda (18), na sede do Sindicato.

De acordo com o diretor de saúde do Sindicato, reuniões como essas são de suma importância, pois estreitam os laços do Centro com o Sindicato, além de propiciar a abertura de um canal de relacionamento que visa a redução dos índices de acidentes e doenças do trabalho. "Nossos objetivo é manter a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e o primeiro lugar que o trabalhador se reporta em caso de acidentes de trabalho é a entidade representativa da classe. Nesse sentido, a intenção é que o sindicado possa ter o CEREST como aliado", disse o diretor José Marconde.

Outra questão importante é a notificação compulsória dos agravos à saúde relacionados com o trabalhador bancário. Existe uma dificuldade dos profissionais que prestam assistência à saúde, no caso do bancário, em preencher a ficha de investigação e notificação do agravo à saúde, para a confirmação e inclusão da ocorrência junto aos sistemas de notificações municipal, estadual e nacional. " Em consequência, esses sistemas não são regularmente alimentados com a verdadeira tragédia das doenças relacionadas ao trabalho que acometem a categoria bancária. Principalmente a LER/DORT e as doenças psicológicas. Infelizmente, estamos invisíveis" , lamentou o diretor José Marconde.

Os danosos resultados não estão sistematizados no processamento e análise dos dados gerados no Município e nem no Estado, assim, fora dos interesses e necessidades do planejamento das Políticas de Saúde do Trabalhador.

Ainda, verificou-se a necessidade de implementação de estratégias de comunicação e desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, vigilância e assistência em saúde do trabalhador.

Seec-Al

Mais Notícias

+ Ver todas