Bancários de Alagoas protestam contra abertura de capital da Caixa

Mobilização com paralisação e gritos de luta. Foi dessa forma que os bancários da CEF em Alagoas protestaram e defenderam a Caixa como instituição 100% pública, nos atos realizados na manhã desta sexta-feira(27), em diversas agências. A principal manifestação aconteceu  no prédio da Filial, no bairro do Farol, onde funciona a superintendência e os principais departamentos da empresa. 

No ato da Caixa Filial, além da presença dos bancários e representantes de entidades sindicais, a população também esteve envolvida, assistindo atentamente a manifestação. A Unidade ficou coberta de bolas e faixas e panfletos foram distribuídos para mobilizar a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco. 

"A Caixa tem mais 154 anos de tradição e sua função estratégica é atender o povo brasileiro. Estamos aqui em defesa do patrimônio público. A abertura do capital vai desvirtuar a missão da instituição que é promover o desenvolvimento, executar políticas públicas e dar encaminhamento aos programas sociais", falou o presidente do Sindicato, Jairo França.

 A Caixa é o banco responsável pela distribuição de renda por meio de programas sociais como o Bolsa Família, e de fortalecimento de políticas públicas, principalmente na área de habitação. É a empresa responsável pela destinação dos recursos dos programas Minha Casa, Minha vida e Minha Casa Melhor.

"Defendemos um banco público, rentável e social a serviço do povo brasileiro. As pessoas confiam na Caixa e depositam seus sonhos nela, por isso não devemos admitir qualquer tentativa de privatização. Vamos enterrar esse mostro antes de seu nascimento", disseram os diretores do Sindicato Ismael  Monteiro e José Marconde, que também são funcionários da Caixa.  

O ato desta sexta-feira é apenas o começo da luta e das manifestações contra a ideia da equipe econômica de abrir o capital da empresa. O objetivo é deflagrar uma grande campanha não apenas entre os bancários, mas com toda a população.

No próximo dia 05, haverá um caloroso debate com o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, Fernando Neiva, oportunidade em que será abordado o tema “;Em defesa da Caixa 100% Pública”;. O debate será no auditório do Teatro dos Bancários, a partir das 19 horas. O Sindicato convoca todos a participarem.

Seec-AL 

Mais Notícias

+ Ver todas