Diretoras do Sindicato participam do Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT

 

Começou na manhã desta quarta-feira 25, o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT. O evento está sendo realizado no auditório do Sindicato dos Bancários e se estenderá até o fim da tarde. O mote que norteia os debates é "Paridade: Por uma democracia sindical", através do qual está sendo discutido o fortalecimento, a igualdade, a autonomia e a liberdade para as mulheres no movimento sindical.

Após longas lutas e muita mobilização das mulheres, nas próximas eleições da CUT, previstas para 2015, a direção nacional da entidade e também as estaduais terão de destinar o mínimo de 50% dos cargos para cada gênero. O palco dessa vitória das mulheres e de todo o movimento sindical foi o 11º Congresso Nacional da CUT, realizado em julho de 2012, evento que entrou para a história por ter garantido mais um importante avanço na luta pela igualdade da mulher trabalhadora.

No Encontro Estadual desta quarta-feira as diretoras do Sindicato se engajaram nos debates e reforçaram a defesa pela paridade. "Um encontro como esse abre novos horizontes diante da visão das mulheres sindicalistas, ele contribui para capacitação e a formação da mulher trabalhadora em sua ascensão não só no trabalho, mas na sociedade. A paridade foi aprovada no Congresso de 2012, onde as mulheres munidas de suas bandeiras de cor Lilás não deixariam o plenário sem a vitória", destacou a secretária Geral do Sindicato, Arivoneide Morais.

Vários  temas foram discutidos pela presidenta da CUT estadual, Amélia Fernandes e pela secretária da Mulher Trabalhadora da CUT estadual, Girlene Lázaro, entre eles as conquistas históricas do movimento das mulheres ,estratégias a construção da luta.   

Na parte da tarde haverá debates e grupos de trabalho, com a abordagem de vários de temas, bem como a eleição das delegadas que representarão Alagoas no 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, que ocorrerá de 27 a 29 de março, em Brasília. 

Mais Notícias

+ Ver todas