16ª Conferência Nacional dos Bancários começa na próxima sexta em Atibaia

Terá início na próxima sexta-feira (25), às 9h30, a 16ª Conferência Nacional dos Bancários, o maior fórum anual de deliberações da categoria no Brasil. O evento, que vai até domingo (27), será realizado no Hotel Bourbon Atibaia (Rodovia Fernão Dias, km 37,5), em Atibaia (SP). Está prevista a participação de delegados eleitos em todo o país. Ao todo serão 696 participantes, incluindo os observadores.

 Haverá painéis sobre conjuntura, sistema financeiro e mundo do trabalho, bem como estarão em debate as propostas aprovadas nas conferências estaduais e interestaduais e encontros preparatórios em todo o país. Também acontecerá a apresentação dos resultados da consulta feita pelos sindicatos aos bancários para ouvir as prioridades de cada colega para a campanha deste ano.

 Os quatro grandes eixos temáticos são: emprego (corte/demissões, rotatividade e terceirização); reestruturação produtiva no sistema financeiro (banco de futuro, correspondentes bancários e bancos pelo celular); remuneração (aumento real, piso salarial e PCS); e condições de trabalho (metas e segurança bancária). Os trabalhos em grupos serão também permeados pela discussão da estratégia da campanha.

 "Vamos realizar mais uma grande conferência nacional, coroando esse processo democrático e participativo de construção da campanha, que valoriza a opinião de cada bancário e bancária desde o local de trabalho. E com ousadia, unidade e mobilização, vamos enfrentar os desafios da conjuntura atual e buscar novos avanços para a categoria e a classe trabalhadora", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

 Na plenária final da 16ª Conferência, será aprovada a pauta nacional de reivindicações, que será entregue para a Fenaban, a fim de ser negociada com os bancos para a renovação da convenção coletiva de trabalho dos bancários. "Com os lucros gigantescos acumulados, os bancos não têm motivos para negar o atendimento das demandas da categoria", ressalta.

PROGRAMAÇÃO

Sexta - dia 25 de julho

 8h30 às 18h: Credenciamento
 9h30 às 11h: Painel sobre Condições de Trabalho e Remuneração
 11h às 12h30: Painel sobre emprego e reestruturação produtiva
 12h30 às 14h30: Almoço e "check in" no hotel.
 14h30 às 16h: Painel "Em defesa da democracia - Ditadura Nunca Mais"
 16h às 18h: Painel do Plebiscito sobre a Reforma Política
 19h: Abertura solene.
 21h: Jantar

Sábado - dia 26 de julho

 8h30 às 13h: Credenciamento.
 9h às 9h30: Votação do regimento interno.
 9h30 às 10h: Apresentação dos resultados da consulta 2014.
 10h30 às 12h30: Análise de conjuntura.
 12h30 às 14h: Almoço.
 14h às 18h: Trabalho em grupos - emprego (1), reestruturação produtiva no sistema financeiro (2), remuneração (3) e condições de trabalho (4).
 19h: Jantar.

Domingo - dia 27 de julho

 9h30 às 9h45: Apresentação da campanha de mídia
 9h45 às 13h: Plenária final.

Fonte: Contraf-CUT

Mais Notícias

+ Ver todas