Sindicato discute com superintendente solução de problemas no BB

Diretores do Sindicato se reuniram na manhã desta quinta-feira (10/04) com o superintendente do Banco do Brasil, Marcos Augusto Parisi Ticianeli para discutir vários assuntos e demandas de interesse do funcionalismo, tais como a sobrecarga de trabalho, a cobrança de metas, a falta de funcionários, a precariedade física das agências, o não pagamento do vale transporte, a convocação de concursados e a remuneração de quem exerce cargo de chefia nos Postos de Atendimento (PAAs).

O Superintendente concordou com a maioria das queixas apresentadas pelo Sindicato e prometeu solucionar alguns problemas. Um deles é a pressão/cobrança sem limites feita pela Superintendência Regional para que os funcionários cumpram metas, o que ocorre através de seguidas mensagens eletrônicas. Marcos Ticianeli disse que já solicitou do superintendente regional uma mudança de postura, e que está acompanhando o caso. Ele também reconhece que é preciso considerar as dificuldades para o cumprimento de metas em algumas regiões, como o agreste e o sertão.

Em relação a sobrecarga de trabalho, um dos exemplos citados foi o da agência Teotônio Vilela, onde os funcionários estão atendendo clientes e usuários de vários municípios, devido aos assaltos, explosões e suspensão do atendimento em outras unidades. “;Há colegas trabalhando até às 8 horas da noite”;, disse Arivoneide Moraes, diretora do Sindicato. Marcos Ticianeli afirmou que já tinha conhecimento do problema e prometeu enviar mais quatro funcionários para a agência de Teotônio na próxima segunda-feira.

Ainda em relação a estrutura física e de pessoal das agências, foram citados os casos de Colônia de Leopoldina, onde o gerente chegou a ser ameaçado pelos clientes e usuários porque não havia funcionários; o de Joaquim Gomes, onde além de poucos funcionários para atender, o caixa eletrônico estava quebrado; o da agência Mangabeiras, onde o condicionador de ar não estava funcionando; e outras unidades consideradas “;detonadas”;: Cacimbinhas, Junqueiro, São Sebastião, etc.

O Sindicato lembrou que em Colônia de Leopoldina o gerente chegou a suspender o atendimento ao público devido a falta de funcionários, levando a população local a revoltar-se contra ele. “;Nós do sindicato enaltecemos a iniciativa do colega, que teve a coragem de tornar público uma situação insuportável que vem atingindo todo o estado de Alagoas”;, observou Arivoneide Moraes. A diretora do Sindicato lamentou que, em um quadro de 214 vagas para escriturário, existam 47 não preenchidas, que corresponde a 22% do total. “;Trata-se de um percentual muito alto, considerando-se que o BB já trabalha com a política de pessoal muito reduzida para as reais necessidades da população. A agencia de Teotônio Vilela, por exemplo,  funcionava na semana passada com apenas 50% de seu quadro de funcionários”;, completou.

A segurança das agências foi outro ponto debatido na reunião. O Sindicato cobrou de Marcos Ticianeli que o banco se faça representar nas reuniões da força-tarefa criada pela Secretaria de Defesa Social (SEDS) para combater os assaltos. Ele disse que não recebeu convite formal para as reuniões anteriores, mas que irá participar das próximas. O superintendente afirmou que vem contribuindo com as medidas solicitadas pela cúpula da segurança pública para dificultar a ação dos assaltantes.

O Sindicato denunciou ao superintendente que, descumprindo à Convenção Coletiva de Trabalho e à Constituição Federal, o gerente do BB em São Luiz do Quitunde, Sr. Josiedson, está impedindo os dirigentes do Sindicato de entrar na agência para conversar com os funcionários. Recentemente, uma diretora deixou de conversar com os trabalhadores e distribuir material de campanha da eleição da Cassi porque foi barrada pelo gerente. Marcos Ticianeli reprovou a atitude e disse que irá conversar com o gestor, na cidade de São Luiz, ainda nesta sexta-feira. “;Vou pedir que ele ligue para o Sindicato”;, afirmou.

Quanto aos Postos Avançados de Atendimento, a reivindicação do Sindicato foi no sentido de que os gestores dos PAAs tenham uma remuneração melhor, compatível com a responsabilidade que assumem. Há casos de PAAs, como o de Traipu, onde a estrutura e a demanda são praticamente de uma agência, mas os responsáveis não ganham como gerentes de agência. Marcos Ticianeli disse que está havendo um trabalho/estudo no banco sobre os PAAs, e que novidades surgirão em breve.

Outro ponto discutido com o superintendente foi a resistência de alguns gerentes de agência para fornecer o vale-transporte aos funcionários, sob a alegação de que os mesmos não utilizam transporte oficial (ônibus regular e de linha). Das 70 agências do BB em Alagoas, cerca de nove ainda criam tal empecilho. O superintendente disse estar surpreso com a informação, já que a gerência jurídica do banco ficou de resolver essa situação. Ele pediu ao Sindicato a relação das agências onde o vale-transporte está sendo negado, e ficou de se reunir com o setor responsável. “;Vou conversar com a gerente jurídica e dar uma solução”;, prometeu.

Por fim, o Sindicato solicitou do superintendente esforço para a contratação de novos funcionários, através da nomeação dos concursados. Representantes dos aprovados no concurso também participaram da reunião na Superintendência e lembraram que o prazo de validade do certame se encerra no inicio de maio. Marcos Ticianeli disse que o remanescente de 3 mil concursados, em todo o país, serão nomeados ainda em abril, sendo uma parte para Alagoas. “;Da última vez, onze foram nomeados no Estado”;, afirmou.

Alguns concursados que forem chamados pelo banco podem desistir da nomeação, em virtude de terem passado em outros concursos. O Sindicato propôs que essas pessoas possam se antecipar ao chamado e informar à Superintendência que não têm interesse de assumir. A proposta foi aceita e deverá agilizar o processo de nomeação daqueles que irão substitui-los.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas